Campanha de vacinação contra gripe ultrapassa meta entre grupos prioritários em Logradouro

Meta era vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis.

Dados do Ministério da Saúde mostram que município ultrapassou a vacinação de 100% do público alvo (Foto: Reprodução/Ministério da Saúde)

A Prefeitura de Logradouro, através da Secretaria de Saúde, ultrapassou a meta de vacinação contra gripe do grupo considerado prioritário. A meta, de acordo com o Ministério da Saúde, era de imunizar 90% do público alvo.

Em Logradouro foram aplicadas 1.034 doses sob a população prioritária que era de 1.022 pessoas. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SINP), do Ministério da Saúde (MS). De acordo com o SINP, a cobertura vacinal já atinge 101,17%.

A campanha de vacinação teve início em abril e termina no dia 1º de junho, conforme o MS. A vacina tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B.

Fazem parte do grupo prioritário pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – além dos funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e câncer, além daquelas pessoas que têm outras condições clínicas especiais, também devem se vacinar contra a gripe. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.