Divulgado cronograma da campanha de vacinação contra raiva animal em Logradouro

Campanha vai até o dia 22 de setembro; cães e gatos devem ser imunizados.

Campanha de vacinação antirrábica em Logradouro segue até 22 de setembro
A Prefeitura de Logradouro, através da Secretaria de Saúde e por meio da Coordenação de Vigilância Ambiental, divulgou o cronograma da campanha nacional de vacinação contra a raiva animal. A campanha começa na segunda-feira (17) e se estende até o sábado (22).

Conforme divulgado pela Coordenação, a meta é vacinar 867 animais, sendo 625 cães e 242 gatos. Além disso, é preciso que o dono do cachorro ou gato leve o cartão de imunização do animal para o posto. Devem ser vacinados os animais a partir do terceiro mês de vida. Caso seja a primeira dose, o proprietário deve ficar alerta para a segunda, que deve ser tomada após 30 dias.

Confira o cronograma de vacinação divulgado:

Sobre a Raiva
A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, pela mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos como, por exemplo, morcegos infectados. Quando o quadro clínico da raiva é instalado, praticamente 100% dos casos evoluem para óbito.

A doença é caracterizada por sintomas neurológicos em animais e seres humanos. O vírus se multiplica no local da lesão, migra para o sistema nervoso e, a partir daí, para diferentes órgãos, principalmente para as glândulas salivares, sendo eliminado pela saliva.

O vírus da raiva está difundido em todos os continentes, exceção feita à Austrália e Oceania. Apesar da existência da profilaxia antirrábica humana (pós-exposição ou pré-exposição), ainda morrem de raiva anualmente aproximadamente 59 mil pessoas em todo o mundo.