Em nova etapa, Secretaria de Saúde entrega mais de 40 próteses dentárias a população

A Prefeitura de Logradouro, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (14) a entrega de dezenas próteses dentárias a população. A ação faz parte do serviço especializado de Prótese Dentária do programa Brasil Sorridente.

A entrega ocorreu na Unidade Básica de Saúde da cidade e, desta vez, beneficiou 41 pessoas que necessitavam da implantação de prótese dentária total ou parcial. A prefeita Célia Maria participou do momento e destacou que todo trabalho é  voltado para o bem estar da população.

Segundo o secretário de Saúde, Helivando Lemos, para o paciente, as próteses são importantes pois melhora a qualidade de vida dele e auxilia sua mastigação. “Por mais que essas próteses sejam artificiais, o paciente estenderá o tempo de mastigação. E também tem a questão da estética, pois um sorriso bonito é a porta de entrada para tudo. Melhora bastante a autoestima, dando dignidade as pessoas”, destacou.

Helivando explicou ainda que o processo de confecção das próteses vai desde a moldagem a ajustes. “O processo todo é dividido em etapas, com os procedimentos para realização dos moldes, adequação e instalação das próteses. O último passo é a entrega. Dessa vez, foram beneficiadas mais de 40 pessoas”, frisou.

O Brasil Sorridente é um programa do governo federal e Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) que permite a ampliação do acesso a tratamentos odontológicos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecendo uma série de serviços de saúde bucal para atender a população brasileira. O programa objetiva realizar ações para garantir a promoção, a prevenção e recuperação da saúde bucal dos cidadãos.