Back to homepage

Logradouro é um município brasileiro do estado da Paraíba localizado na microrregião de Guarabira. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2013, sua população era estimada em 4.157 habitantes, distribuídos em 38 km² de área.

FUNDAÇÃO
Como na maioria das cidades que compreendem a região de Guarabira, em meados do século XV, essas terras pertenciam aos indíos potiguaras, numa região chamada de Serra da Copaoba. Após o descobrimento do Brasil, em 1500 os portugueses queriam se apossar das terras. No entanto, outros povos invadiram o Brasil, os franceses, que aqui chegaram e se aliaram aos potiguaras. A história relata que foi complicado para os portugueses conquistarem a Copaoba, foram 25 anos de guerra (1574 a 1599) e só venceram com o apoio dos tabajaras, índios que povoavam a Zona do Agreste e litoral. Depois da conquista, veio a colonização, o governo português distribuiu as terras para que os colonos viessem morar aqui, essas terras se chamavam sesmarias. Em 1619, Raphael de Carvalho recebeu a sesmaria de número 13 da capitania da Parahyba, onde iria surgir o município de Logradouro.

Quando os holandeses invadiram parte do Nordeste Brasileiro, os potiguares voltaram a se revoltar, parando assim, a distribuição de terras por algum tempo. Entre 1625 e 1690 ninguém queria residir nas terras temendo os índios. Com a retomada, em 1706 voltaram a ocupação na região.

Registra-se também que, José de Abreu Cordeiro, grande proprietário da Serra da Raiz, era dono dessas terras (hoje, Logradouro) em 1776 e muito contribuiu para o seu povoamento. Em 1822, quando Manoel Soares da Costa e seu cunhado José Vicente fizeram suas casas de fazenda, seus currais de pau-a-pique e uma capela onde hoje é edificada a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Caiçara. O que fez o pequeno povoado prosperar foi o comércio. Estes sítios, os quais posteriormente deram origem a Logradouro e Caiçara, se tornaram caminho dos tropeiros ou almocreves que vinham da feira de Mamanguape para a de Anta Esfolada (antigo nome da cidade Nova Cruz/RN – Cidade vizinha).

EMANCIPAÇÃO

Aniversário: 29 de abril
Fundação: 1822
Gentílico: logradourense