Logradouro registra crescimento em índice nacional que avalia educação

Índice oferece os dados sobre a qualidade da educação municipal para crianças e jovens (Foto: Reprodução/IOEB)

A Prefeitura de Logradouro, através da Secretaria de Educação apresentou avanços no que tange às oportunidades educacionais ofertadas para garantir o sucesso educacional das crianças, adolescentes e jovens, conforme dados do Índice Nacional de Oportunidades da Educação Brasileira – IOEB. Os números foram divulgados em novembro de 2019.

De acordo com o Índice, em 2017, a pontuação do município era 3,8. Já em 2019,  Logradouro obteve a nota 4,0 o que o faz despontar entre os municípios mais eficientes nos sistemas públicos de ensino da Paraíba, ficando a frente, inclusive, de grandes cidades como Bayeux (3,9), Conde (3,8) e Santa Rita (3,7), e municípios circunvizinhos como Tacima (3,8) e Nova Cruz (3,8).

Para a secretária de Educação, Anabeth Duarte, os bons índices mostram o incansável trabalho em favor da educação municipal. “O IOEB vem comprovar que estamos seguindo no caminho certo, do desenvolvimento, e isso é fruto de uma equipe comprometida e qualificada. Seguiremos focados em uma educação de qualidade”, destacou.

Já a prefeita Célia Maria destacou que o resultado mostra que é possível ter “uma educação pública de qualidade é possível, apesar das dificuldades”.

O IOEB é um indicador que considera não apenas o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), resultado de aprendizagem divulgado a cada dois anos pelo governo federal, mas também outras variáveis de acesso, como a oferta de vagas em creche e pré-escola, a formação de professores, a experiência dos diretores de escola e a quantidade e crianças e adolescentes que não estão matriculados na escola.

Criado em 2015, o índice IOEB leva em consideração aspectos do nível socioeconômico das famílias dos estudantes, dentre outros requisitos que vão além daqueles aferidos pelo próprio IDEB. O objetivo é dar aos gestores ferramentas para que as três esferas governamentais, governo federal, estadual e municipal, trabalhem em regime de colaboração para melhorar o atendimento do sistema educacional para todos os moradores em idade escolar daquela cidade.