Saúde realiza trabalho de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti

Equipes da Secretaria de Saúde esclareceram dúvidas da população sobre o mosquito Aedes aegypti na Vila Nova Descoberta.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância em se combater o mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura de Logradouro, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o trabalho de conscientização na Vila Nova Descoberta. A campanha, que envolveu as equipes do PSF II, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Saúde Bucal, dentre outros.

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, e durante a campanha foram realizadas visitas as residências e distribuição de panfletos e repelentes.

Presente nas visitas, a prefeita Célia Maria reforçou a importância da prevenção. “Os moradores são agentes de sua própria casa. É importante que todos realizem essa vigilância semanalmente”.

O secretário Helivando Lemos agradeceu o empenho dos profissionais envolvidos na ação e destacou a importância de cada cidadão fazer sua parte com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito.

CONFIRA ALGUMAS DICAS DE PREVENÇÃO

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.

É simples e rápido combater o Aedes aegypti, siga essas dicas:

Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.

Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.

Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.

Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.

Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.

Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.

Suporte de garrafão de água mineral: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.

Falhas nos rebocos: Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.

Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.

Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela.

Objetos que acumulam água: Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo.

Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.

Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.

Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito.

Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

Lixeira dentro e fora de casa: Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.