Secretaria de Educação promove formação do programa SOMA em Logradouro

A busca pela garantia dos direitos e objetivos de aprendizagem previstos para toda criança em idade escolar fez com que a Prefeitura de Logradouro, por meio da Secretaria de Educação, realizasse nesta quinta-feira (19) uma formação para profissionais da pasta através do Programa SOMA – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba.

O programa busca superar os desafios apresentados diante do grande número de estudantes das redes públicas que conclui os anos iniciais do ensino fundamental com alfabetização incompleta e baixo nível de letramento.

As ações implementadas pelo SOMA têm como foco a alfabetização plena dos alunos ao fim do 3º ano do ensino fundamental, a garantia de níveis de letramento adequados para os estudantes do 5º ano dessa mesma etapa de escolaridade e o auxílio aos alunos dos anos finais do ensino fundamental que não atingiram o desenvolvimento pleno da alfabetização e o nível de letramento adequado.

De acordo com a secretária Anabeth Duarte, o programa está alicerçado em um conjunto de iniciativas que envolvem a avaliação da educação, a formação de professores, o monitoramento de ações. “Para atingir esses objetivos, a Prefeitura de Logradouro tem capacitado o corpo docente”, disse.