Secretaria de Saúde promove ações da campanha Novembro Azul com mais de 130 homens

Como forma de promover a atenção à saúde do homem, e principalmente, o incentivo para que a população se conscientize sobre a importância de buscar atendimento médico preventivo do câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde de Logradouro tem realizado diversas atividades dentro da programação da campanha Novembro Azul.

Nesta quinta-feira (21), a pasta realizou palestras e ofertou testes rápidos de PSA, que é usado para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições. A ação foi realizada na Zona Urbana e Rural.

De acordo com o secretário Helivando Lemos, mais de 130 homens foram beneficiados com a palestra e testes. “Trata-se de uma época importante, em que precisamos reforçar as informações, bem como os serviços oferecidos pela saúde para gerar a consciência dos homens sobre os cuidados e a prevenção de doenças como o câncer de próstata”, pontuou.

Novembro Azul – É um movimento mundial que acontece durante esse período para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Para alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, os órgãos de saúde seguem a orientação do Inca e da Fundação Saúde e criam campanhas especiais para a data, com a ideia de tornar os homens mais conscientes e alertar para alguns preconceitos que podem colocar em risco suas vidas.