Secretaria de Saúde promove palestra sobre o Setembro Amarelo

A Prefeitura de Logradouro, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo uma programação especial para fortalecer o “Setembro Amarelo”, campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Para conscientizar e fortalecer as ações, estão sendo realizadas palestras para a conscientização, informação e diálogo sobre o tema. O mês foi escolhido para a campanha porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O assunto, que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e pela falta de informação. Em Logradouro, para enfrentar esses pontos, a Secretaria de Saúde realizou uma palestra sobre o tema Unidade Básica de Saúde I – Agripino da Costa Frazão.

Com o tema “Setembro Amarelo – Mês de prevenção ao suicídio: falar é a melhor solução”, a palestra proferida pela psicóloga Danilla com a participação da enfermeira Ana Raquel, tem por objetivo contribuir para a transformação de crenças e valores a respeito dos problemas sociais e da política de saúde, em especial ao tema suicídio. As atividades proporcionam o acesso às informações e vivências sobre práticas de educação popular em saúde, formando multiplicadores para atuar em suas comunidades.

A campanha “Setembro Amarelo” acontece no Brasil desde 2014 e tem foco na prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Como forma de ampliar a divulgação da temática, locais públicos e particulares são identificados com a cor amarela.