Secretário participa do Congresso de Secretarias Municipais de Saúde da PB

O secretário de Saúde de Logradouro, Helivando Lemos, esteve participando do III Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Estado da Paraíba e IV Seminário Gilson Carvalho, realizado em João Pessoa e promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (COSEMS). O secretário participou todos os dias do evento, que aconteceu do dia 7 até o dia 09 de agosto no Hotel Caiçara.

Secretário Helivando ao lado da presidente do Cosems-PB, Soraya Galdino

O evento teve como tema “30 anos do SUS e do COSEMS-PB: Desafios e perspectivas para sustentabilidade do SUS: em Defesa da Democracia e da Vida”. O intuito do congresso é promover um diálogo entre os gestores de saúde dos municípios paraibanos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), para trazer melhorias para a saúde pública.

Dentre os principais assuntos abordados nos três dias do evento estão os avanços e desafios para o fortalecimento da Atenção Básica, perceptivas e ações da nova Secretaria de Atenção Primária, os 30 anos do SUS, caminhos para regiões de saúde resolutivas na Paraíba, os impactos da Judicialização da saúde, dentre outros.

Para o secretário Helivando, “os conteúdos do evento foram enriquecedores para cada um dos secretários presentes, mas também de preocupação pois haverá cortes, mudança de programas e mais responsabilidades”, destacou acrescentando que “a cada dia as mudanças ocorrerão, apenas espero que a classe política faça alguma coisa para melhorar a saúde do nosso país e consequentemente do nosso município”.