Logradouro realiza segunda caminhada alusiva ao ‘Outubro Rosa’

Com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, a Prefeitura de Logradouro realizou atividades especiais para a campanha ‘Outubro Rosa’. As atividades foram realizadas na zona urbana e rural e aconteceram em parceria com as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, através das equipes do CRAS e Nasf.

De acordo com o secretário Helivando Lemos, foram realizadas atividades na Zona Rural, nas localidade do Braga e Nova Descoberta. “Nestas localidades, foi exposto um vídeo educativo sobre o tema, além da explanação a enfermeira sobre a importância da prevenção”, disse, acrescentando que os presentes também receberam orientações da nutricionista sobre o poder dos alimentos para prevenir o câncer de mama. Ao fim dos encontros foi oferecido um lanche para todos os presentes.

Já na zona urbana, foi realizada a segunda caminhada pelas principais ruas, mobilizando a comunidade para sensibilizar todos para a importância da prevenção e diagnóstico precoce. “Vale lembrar que, quando diagnosticado precocemente, o tratamento para o câncer de mama torna-se muito eficaz e é possível, até mesmo, evitar terapias mais agressivas”, enfatizou.

Ainda segundo Helivando, o Outubro Rosa busca promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar mais informações sobre o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e também contribuir para a redução da mortalidade das mulheres. A campanha é uma alusão ao seu símbolo: um laço cor de rosa mundialmente conhecido, que representa a luta das mulheres conta o câncer de mama.