Escolas municipais de Logradouro são beneficiadas com cisternas e profissionais passam por capacitação

Duas escolas da zona rural de Logradouro foram contempladas com a construção de cisternas através de um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Com a contemplação, professores e equipes pedagógicas dessas unidades de ensino participaram de uma capacitação na última quinta (12) e sexta-feira (13) na cidade de Areia.

O projeto ‘Cisternas nas Escolas’ é uma ação que tem como objetivo proporcionar o acesso à água de qualidade em quantidade suficiente para atender as necessidades de alunos e professores de escolas da zona rural em localidades com dificuldades de acesso a água. Através desse programa, serão construídas cisternas de placas de cimento com capacidade para armazenas até 52 mil litros de água a partir da captação da chuva a partir do telhado da escola.

De acordo com a secretária de Educação, Anabeth Duarte, foram beneficiadas as Escolas Manoel João Barbosa, da Vila Nova Descoberta, e Escola Antônio Soares da Cruz, no sítio Pimenta. A água captada supre as necessidades da escola, como beber e cozinhar, durante até 8 meses, e como nas outras tecnologias sociais instituídas por meio do programa, a participação da comunidade é essencial para o sucesso da implantação do sistema e para isso, foram realizadas formações dos professores e alunos para a gestão da água, práticas de convivência e educação contextualizada.

Além da implementação da tecnologia e da realização dos processos de formação, são realizadas melhorias das estruturas de captação e distribuição da água junto a unidade escolar.