Grupo de idosos do SCFV visitam aldeia no Dia Internacional dos Povos Indígenas

No dia 9 de agosto é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A criação da data comemorativa pela Organização das Nações Unidas (ONU) pretende garantir condições de existência minimamente dignas aos povos indígenas de todo o planeta, principalmente no que se refere aos seus direitos à autodeterminação de suas condições de vida e cultura, bem como a garantia aos direitos humanos.

Por entender a relevância e a conscientização sobre a inclusão desses povos nos direitos humanos, seu artesanato e fatos históricos, a Prefeitura de Logradouro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou uma viagem com o grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), garantindo a preservação cultural de cada povo indígena, já que nessa região há 32 aldeias.

A viagem consistiu em visita ao Casarão (antiga fábrica), à UFPB, em Rio Tinto, à escola indígena, ao Forte, posto de saúde indígena e a sede da Funai na Baía da traição. O passeio foi seguido pelo Capitão Potiguara. Na escola indígena, o grupo participou de uma palestra sobre a cultura e ervas medicinais com o cacique da Aldeia Três Rios, em Marcação.