História da Cidade

Fundação e Aniversário: 29 de Abril de 1994
Gentílico: Logradourense
População: 4.254 hab. (IBGE/2015)
Área: 37.996 km²

Feriados Municipais
20 De Janeiro – Dia de São Sebastião – Padroeiro
29 De Abril – Emancipação Política de Logradouro

Localização: Ver Mapa

História
Não há dados oficiais que comprovem com exatidão os fatos que marcaram a história do município de Logradouro, notadamente quando a sua fundação. Dessa forma os aspectos históricos aqui relacionados seguem o curso normal das narrativas orais transmitidas pelos mais antigos moradores do Município.

O Município de Logradouro originou-se com a construção de moradias dos fazendeiros e comerciantes: Sr. Antônio Franciscano do Amaral, Luiz Ribeiro do Amaral, Teodomiro e Francisco Gomes; mas foi nos idos de 1935 que este povoado se firmou como vila com a chegada do sistema ferroviário – Rede Ferroviária Ferro (R.F.F.S.A) e com a construção da usina Abílio Dantas; pois com a estrada de Ferro os nossos antepassados podiam ter acesso facilmente aos povoados da região, e com a usina além de utilizar a matéria prima local – o algodão oferecia trabalho aos moradores.

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Logradouro pela lei estadual nº 2639, de 2012-1961, subordinado ao município de Caiçara. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Logradouro, figura no município de Caiçara.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991. Elevado à categoria de município, com a denominação de Logradouro, pela lei estadual nº 5916, de 29-04-1994, desmembrado de Caiçara. Sede no antigo distrito de Logradouro. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.