Pais de alunos da rede municipal recebem kits merenda em nova etapa de entregas de alimentos

A Prefeitura de Logradouro, através da Secretaria de Educação, iniciou, na terça-feira (28), a 3ª entrega de kits da merenda escolar para as famílias que possuem filhos matriculados na rede municipal de ensino.

De acordo com a secretária de Educação, Anabeth Duarte, essa etapa da ação realizada após a Prefeitura ter decretado estado de calamidade pública por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, a gestão municipal adotou as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, para a realização da entrega dos kits merenda, que se estenderá até a conclusão da demanda.

Os kits buscam compensar a ausência de alimentação escolar durante a suspensão das aulas decorrente da pandemia da Covid-19, conforme o Decreto 023/2020, que prorrogou a suspensão das aulas na Rede Municipal. As medidas do decreto poderão ser revistas caso haja mudança no quadro epidemiológico no município de Logradouro e outros municípios que possam influenciar este quadro.

Nesta etapa foram entregues itens da agricultura familiar, como o mel de abelha e a polpa de fruta, seguindo a obrigatoriedade de fornecimento de no mínimo 30% de produtos relacionados de acordo com a EMATER local. O complemento com outros itens do cardápio preparado pela nutricionista do município foi com açúcar, biscoito tipo cream cracker, biscoito tipo Maria, fubá, arroz, macarrão e iogurte sabores.

Para ter direito ao kit, a família precisa ter filhos matriculados nas escolas do município. A família que tiver dois filhos ou mais, irá receber um kit por cada um e deverá preencher um formulário por cada criança/estudante.

Para receber os alimentos, o responsável teve que levar CPF ou RG e documentação do aluno para que seja feita a conferência dos dados. A retirada do kit será realizada mediante assinatura de ficha de cadastro e protocolo de comprovação de recebimento.

Conforme Anabeth, o uso da máscara é obrigatório, bem como o distanciamento social. “Todos os kits serão higienizados com álcool 70% e também terá um informativo de como manusear os alimentos ao chegar em casa”, esclarece.

O informativo traz orientações de como as famílias devem manusear os alimentos.

Confira:

1. Ao chegar em casa faça logo a higienização de superfícies e dos alimentos;
2. Higienize as superfícies da cozinha onde serão manipulados ou guardados os alimentos, como bancada, pia, o armário. Pode ser com água e sabão ou o álcool em gel;
3. Pacotes de alimentos industrializados como arroz, feijão e macarrão devem ser limpos com um pano com álcool gel ou serve água e sabão. Seque-os bem;
4. Produtos em recipientes vedados, como os enlatados, por exemplo, podem ser limpos embaixo da torneira, com água e sabão;
5. Ao limpar observe o tipo/material da embalagem para não a danificar e perder o alimento;
6. Não esqueça de sempre lavar as mãos quando for manipular algum alimento.