Prefeitura emite Carteira do Idoso que garante gratuidade em transportes intermunicipais

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Logradouro está emitindo a Carteira do Idoso à pessoa a partir de 60 anos de idade que não tem como comprovar renda e os que recebem até dois salários mínimos. O documento dá direito à gratuidade nas viagens interestaduais. A emissão da carteira atende à orientação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o benefício é assegurado pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), que estabelece a reserva de duas vagas por veículo ou desconto de 50% caso as vagas já estejam preenchidas.

Para ter acesso ao documento, os idosos devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), apresentando original e cópia da Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, CPF, Título de Eleitor e comprovante de residência. Além disso, segundo a secretária Danyele da Cunha Bezerra, para ter direito à carteira, os idosos precisam estar com o Cadastro Único atualizado.

Desde o início do ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social emitiu quase 30 Carteiras do Idosos. As mesmas têm validade de dois anos.