Secretaria de Saúde Logradouro inicia campanha de vacinação contra gripe

Profissionais da saúde estão no grupo prioritário Foto: Helivando Lemos)
Profissionais da saúde estão no grupo prioritário (Foto: Helivando Lemos)

A Secretaria Municipal de Saúde de Logradouro iniciou, nesta segunda-feira (11), a campanha de vacinação contra a gripe, que estava programada para começar no dia 30 de abril, mas foi antecipada. A vacina é trivalente, ou seja, previne contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B. Ao todo, a meta do município é imunizar 80% do público alvo.

De acordo com Helivando Lemos, secretário de saúde de Logradouro, o público da campanha é formado por grupos prioritários: gestantes, trabalhadores de saúde, idosos, puérperas, crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos e portadores de doenças crônicas.

Para se vacinar, as pessoas devem procurar os serviços de saúde no município, portando o cartão de vacinação até o dia 20 de maio.

Sintomas e tratamento
A gripe – tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B – tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça. No caso do H1N1, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo.

É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico. Um deles é o Oseltamivir (mais conhecido pela marca Tamiflu), distribuído pela rede pública para hospitais e unidades básicas de saúde.

Trata-se de um antiviral específico contra o vírus Influenza, indicado para pessoas com maior risco de desenvolver complicações. É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.