Secretaria realiza 4ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Democracia em Saúde”

A Prefeitura de Logradouro, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na quinta-feira (28) a 4ª Conferência Municipal de Saúde com o tema Democracia em Saúde. Além dos pontos debatidos, ao final do evento foi realizada a aprovação das propostas e escolhas dos delegados para a etapa estadual.

De acordo com o secretário Helivando Lemos, o evento só foi possível devido ao desenvolvimento de um trabalho de parceria, envolvendo gestores das Secretarias Municipais, trabalhadores de saúde, usuários e demais entidades de nosso município.

A Conferência representa para a sociedade um fórum onde os diversos seguimentos que contribuem direta ou indiretamente para as ações de promoção à saúde, possam expor livremente seus pensamentos e dentro do tema com enfoque na saúde como direito e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o evento foram discutidos três os eixos em 03 grupos: I – Saúde como direito; II – Consolidação dos princípios do SUS; III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Além dos debates, a Conferência repudia de forma contundente a Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016, que institui o novo regime fiscal, que fixou os limites para a despesa primária por 20 anos, a Nota Técnica Nº 11/2019 intitulada “Nova Saúde Mental” do Ministério de Saúde que propõe o retorno de manicômios e tratamento com eletroconvulsoterapia para pacientes com transtornos metais no SUS, uma vez que consideramos o modelo atual como satisfatório, para a Atenção Psicossocial com resultados positivos para os pacientes com TM observando que a volta de manicômios é um retrocesso no SUS, que preza pela melhoria da qualidade de vidas das pessoas de forma humanizada.

Ao final do evento, foram eleitos dois delegados que representarão o município na conferência estadual. Foram eles:

Gestão:
Nome: Ana Raquel Ferreira Gomes (Titular)

Usuários
Nome: Márcio Rodrigues da Penha (Titular)

Confira as fotos do evento: